Análise preliminar do edital para o concurso da prefeitura de Ibotirama
Foto: Gazeta 5

Atenção, participante!

A análise a seguir não substitui a leitura completa do edital pelo concorrente.

O Gazeta 5 e o projeto Treine Redação fizeram uma análise preliminar do edital para o concurso público da prefeitura de Ibotirama. Veja abaixo:

Qual o período de inscrição?

O período de inscrição vai de 28 de maio a 28 de junho.

Observação: Até o fechamento desta matéria, o site responsável pelo concurso não tinha disponibilizado o campo para a inscrição.

Atualização às 15h30

De acordo com o site da organizadora, o período de inscrição foi alterado para 30 de maio a 28 de junho.

Por onde devo me inscrever?

Por meio do site da empresa responsável pelo concurso.  https://caetanno.com.br/

A validade do concurso é de 2 anos. Isso significa que quem passar será contratado apenas por este período?

Não. O concurso atenderá às necessidades de provimento de cargos do quadro efetivo de pessoal do município de Ibotirama. Prazo de validade refere-se ao período em que o órgão poderá aproveitar o resultado para convocar novos aprovados.

Achei pouco o número de vagas. A quantidade poderá aumentar?

Sim. O edital diz que a prefeitura poderá, de acordo com a necessidade, convocar novos aprovados durante a validade do concurso. (2 anos)

O salário que o aprovado fará jus é o mesmo mencionado no edital?

Depende. Normalmente, os vencimentos são acrescidos de vantagens financeiras previstas em lei.

Qual será a data da prova?

A previsão é de 28 de julho, segundo o edital.

Haverá provas de títulos?

De acordo com item 1.3 do edital, o concurso público será constituído de uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, aplicada a todos os cargos.

Posso me inscrever para dois cargos?

A aplicação da prova será realizada para todos os cargos no turno vespertino. Dessa forma, não será possível concorrer a duas vagas.

Há vagas para agentes de saúde?

Sim. O edital prevê 5 vagas de titular para o cargo e 67 vagas reservas. As vagas são por localidade, e o candidato deve residir na área de atuação para a qual se candidatou. A leitura do edital é imprescindível.

Há vagas para deficientes?

O edital diz que às pessoas com deficiência é assegurado o percentual de 5% (cinco por cento) das vagas existentes ou das que vierem a surgir no prazo de validade do concurso público, para cada cargo, desde que sejam compatíveis com a deficiência que possuem.

A Guarda Municipal cujo edital prevê vagas se trata de instituição criada pelo município para atuar na segurança pública?

Há dúvidas. As Guardas Municipais são criadas por lei própria de cada município. Para o ingresso nela, a lei prevê que o candidato tenha nível médio. No edital em análise, a escolaridade exigida é nível fundamental incompleto.

Quais os conteúdos que devo estudar?

Os conteúdos programáticos para cada cargo estão no final do edital.

Mudanças podem ocorrer no edital?

Sim. O concurso público será regido pelo edital lançado, por seus anexos, avisos, atos complementares e eventuais retificações.

Quantas questões cairão na prova?

Para os níveis fundamental e médio (exceto técnicos em enfermagem e técnicos em laboratório) serão 30 questões. Sendo 10 de português, 10 de conhecimentos gerais e 10 de matemática.

Para o nível superior e os cargos de agente de saúde, técnico em enfermagem e técnico em laboratório serão 30 questões. Sendo 10 de português, 5 de matemática, 5 de conhecimentos gerais e 10 de conhecimentos específicos.

Devo acompanhar o concurso e ler o edital?

Sem dúvidas, o edital é o responsável por todas as questões envolvendo o certame. O acompanhamento dele, assim como da banca responsável pela organização e dos canais oficiais de comunicação da prefeitura deixará o candidato ciente de todas as informações.

 

 

  • Compartilhe:

O Gazeta 5 é um dos principais veículos de jornalismo digital da região Oeste. O site cobre os vários acontecimentos nas áreas de esporte, trânsito, segurança, política, concursos públicos e entretenimento.
Categorias
Fale conosco
Siga-nos