Câncer de próstata: conheça cinco famosos que superaram a doença
O exame do PSA foi decisivo para a cura da doença. (Foto: Reprodução)

Diferente do mundo feminino, os homens parecem  não admitir muita conversa quando o assunto é câncer de próstata. Porém, apesar da resistência, falar sobre  prevenção é essencial para o diagnóstico precoce e cura da doença.

No mês de novembro, ações são intensificadas para mostrar a importância dos exames preventivos. Logo abaixo, o Gazeta 5 mostra alguns famosos que enfrentaram e venceram a doença. Todos eles têm em comum a descoberta da doença através dos exames preventivos.

1) Jayme Monjardim

Descobriu aos 60 anos. Procurou o médico e teve resultado positivo. Tinha medo da do câncer se espalhar, e a família tornou o processo mais fácil.

2) Ben Stiller

O ator norte-americano Ben Stiller divulgou um texto na internet explicando que  o exame do  antígeno prostático específico (PSA), feito pela coleta de sangue, salvou a sua vida.

Durante dois anos, ele lutou contra a doença e alertou sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata: “Neste mundo imperfeito, eu acredito que a melhor forma de determinar o curso de ação para o melhor tratamento, ainda que em um câncer mortal, é a detecção precoce.”

3) Ian McKellen

Faz pelo menos 11 anos que o ator britânico Ian McKellen, de 78 anos e conhecido pelos papéis do mago Gandalf, na saga do Senhor dos Anéis e O Hobbit, além do vilão Magneto na série X-Men, convive com o câncer de próstata. A prática não é tão incomum, especialmente se o câncer for do tipo que se desenvolve de forma lenta. É a chamada vigilância ativa: o paciente deve voltar com frequência ao médico, para exames regulares, mas não precisa de nenhum tratamento ativo, visto que os riscos de sequelas seriam maiores que os benefícios.

4) Martinho da Vila

Depois de passar pelo exame do PSA e do toque – dois dos exames essenciais para o diagnóstico do câncer de próstata – o cantor recebeu a notícia da doença, em 2001. Depois de uma cirurgia e tratamento, Martinho da Vila se recuperou e reforçou aos fãs a importância de descobrir o câncer logo no início – e que a cirurgia não o deixou incontinente ou impotente.

5) Robert De Niro

Graças também aos exames frequentes que faz, o ator norte-americano Robert De Niro descobriu, aos 60 anos de idade, um câncer de próstata em estágio inicial, em 2003. A doença era comum na família do ator, cujo pai também já havia sido diagnosticado com o mesmo tipo de câncer e falecido da doença. Devido ao tratamento, Robert De Niro se curou e, inclusive, se tornou pai pela sexta vez aos 68 anos.

  • Compartilhe:

O Gazeta 5 é um dos principais veículos de jornalismo digital da região Oeste. O site cobre os vários acontecimentos nas áreas de esporte, trânsito, segurança, política, concursos públicos e entretenimento.
Categorias
Fale conosco
Siga-nos