Cordelista de Morpará recebe moção de aplausos da Câmara de Vereadores do município
Dona Elita recebe moção de aplausos em Morpará. (Foto: Reprodução)

Com mais de 20 cordéis escritos e várias apresentações  na carreira, a cordelista Elita Pereira Matos, de 55 anos, recebeu moção de aplausos da Câmara de Vereadores de Morpará, na última sexta-feira (08), no povoado de Mocambo do Branco.

A homenagem foi proposta pelo vereador Son Oliveira, em reconhecimento à contribuição da cordelista para com a cultura do município. O edil, a família da homenageada e outras autoridades políticas participaram do evento.

Elita Pereira de Matos nasceu no povoado de Ponta da Serra e viveu a adolescência no Mocambo do Branco, onde foi criada com oito irmãos. Tempos depois, em busca de oportunidades, ela se mudou para São Paulo.

 Após quinze anos na capital, a cordelista retornou a Morpará e descobriu o interesse pela literatura durante a perda do seu pai, em 2003. Incentivada pelo marido, Waldeck Oliveira, violeiro da região, a artista escreveu o seu primeiro cordel, intitulado “O Boi Maluquim”.

Daí em diante, mesmo tendo estudado apenas até a 4ª série, dona Elita não teve dificuldades para continuar as composições. Atualmente, ela cursa o 1º ano do ensino médio e traz no histórico duas premiações em festivais, além da publicação de um cordel de sua autoria  no livro “Antologia Poética dos Cordelistas do Velho Chico”.

Clique aqui e leia o cordel da dona Elita na página 81

  • Compartilhe:

O Gazeta 5 é um dos principais veículos de jornalismo digital da região Oeste. O site cobre os vários acontecimentos nas áreas de esporte, trânsito, segurança, política, concursos públicos e entretenimento.
Categorias
Fale conosco
Siga-nos