Cresce o número de feminicídios no Brasil
Foto: Reprodução

O Brasil tem a quinta maior taxa de feminicídio do mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de assassinatos no país chega a 4,8 para cada 100 mil mulheres.

Somente em 2017, conforme o último Atlas da Violência divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 4.936 mulheres foram mortas em todo o território nacional.

Outros números também chamam à atenção e coloca em alerta os órgãos de segurança pública. Nos últimos dez anos, ainda conforme dados do IPEA, 28,5% dos homicídios contra mulheres aconteceram dentro de casa.

Das vítimas, 66%  eram negras, o que equivale a um crescimento de 29,9% dos casos. Veja abaixo uma das formas de combater a violência contra a mulher no Brasil.

Canal de ajuda ao combate  à violência

Desde 2015, a Secretaria Nacional de Políticas mantém a Central de Atendimento à Mulher, que oferece atendimento gratuito e confidencial às vítimas de violência doméstica.

Para ter acesso, basta ligar no número 180, que funciona 24h, todos os dias da semana. Além de repassar orientações sobre direitos e legislação, o canal pode ser utilizado em casos de denúncias de violência e reclamações sobre os serviços da rede de atendimento à mulher.

Por Ana Paula Santos, Minas Gerais, estudante de Relações Públicas e Jornalismo, sob a supervisão de Wheric Pereira.

  • Compartilhe:

O Gazeta 5 é um dos principais veículos de jornalismo digital da região Oeste. O site cobre os vários acontecimentos nas áreas de esporte, trânsito, segurança, política, concursos públicos e entretenimento.
Categorias
Fale conosco
Siga-nos