Mergulhadores percorrem 3 km de caverna submersa no município de São Desidério; vídeo
Foto: Reprodução

Dois mergulhadores realizaram um feito pouco conhecido nas cavernas submersas da região Oeste. O comandante do Corpo de Bombeiros de Barreiras, tenente-coronel Lusquinhos, e o dr. Lászlo Mocsári, médico anestesista, especialista em medicina hiperbárica e mergulho com circuito fechado, percorreram cerca de 3 km embaixo d’ água, no último domingo (21).

 O mergulho aconteceu em um local conhecido como Caverna do Surubim, no município de São Desidério, e durou aproximadamente quatro horas. Toda a operação foi registrada em vídeo (Veja abaixo) e acompanhada pelo Núcleo de Mergulho do 17º Grupamento de Bombeiros Militar.

Durante a expedição, o tenente-coronel e o médico desenvolveram técnicas de mergulho em caverna e utilizaram um equipamento de rebreather. O aparelho permite que o gás exalado no momento da operação seja reciclado, favorecendo a sua reutilização.

Em um trecho do percurso, por conta da restrição de espaço, os dois precisaram utilizar equipamentos iguais aos empregados no resgate de doze adolescentes e um treinador, ocorrido no mês de junho do ano passado, na Tailândia.

A informação é de que o trajeto só foi percorrido antes por outros dois mergulhadores, Cristofer Martins e Rodrigo Severo. Ambos fizeram o trabalho de descobrimento e cabeamento da rota.

Para o tenente-coronel, o conhecimento da nova técnica facilitará a atuação da corporação em operações de resgates aquáticos. Segundo ele, o objetivo é usar a tecnologia como aliada para o bom desempenho nos mergulhos.

  • Compartilhe:

O Gazeta 5 é um dos principais veículos de jornalismo digital da região Oeste. O site cobre os vários acontecimentos nas áreas de esporte, trânsito, segurança, política, concursos públicos e entretenimento.
Categorias
Fale conosco
Siga-nos