Operações com drones deverão ser iniciadas pelo Corpo de Bombeiros de Barreiras
As avaliações práticas foram realizadas em Salvador. (Foto: Gazeta 5)

Operações com drones deverão ser iniciadas ainda este ano pelo Corpo de Bombeiros em Barreiras. Em fase de teste, o equipamento poderá auxiliar no resgate de pessoas em rios, buscas diversas e combate a incêndios florestais.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as imagens captadas instantaneamente pelo aparelho facilitarão na observação de locais de difícil acesso e, consequentemente, no planejamento de ações que envolvam este tipo de terreno.  

A possibilidade de utilizar a aeronave no monitoramento aos incêndios florestais que atingem a região em meados do ano também agrada aos bombeiros. Conforme eles, a ação  poderá tornar o combate ao fogo mais eficiente.

“Quando temos imagens exatas do local onde acontece o incêndio, podemos fornecer dados ao comandante de operação para que ele trace a melhor estratégia de extinção”, afirma o soldado Alex Araújo.

A capacitação dos operadores de drone foi feita pelo Grupamento aéreo da PM, o Graer, através do IV Curso de Operação de Aeronaves Remotamente Pilotadas. Aprovados no curso, dois militares do 17º Grupamento de Bombeiros Militar foram certificados nesta sexta-feira (13).

O drone poderá ser utilizado com diversos fins. (Foto: Gazeta 5)

  • Compartilhe:

O Gazeta 5 é um dos principais veículos de jornalismo digital da região Oeste. O site cobre os vários acontecimentos nas áreas de esporte, trânsito, segurança, política, concursos públicos e entretenimento.
Categorias
Fale conosco
Siga-nos