Prefeitura de Ibotirama declara situação de emergência em áreas atingidas por estiagem
Prefeitura de Ibotirama. (Foto: Gazeta 5)

A prefeitura de Ibotirama declarou situação de emergência nas áreas do município afetadas por estiagem. A medida, assinada pelo prefeito Laércio Santana, foi publicada no Diário Oficial do Município da última segunda-feira (10).

O decreto leva em consideração a escassez de chuva entre os anos de 2012 e 2021, que, segundo o texto, provocou redução das reservas hídricas, mediante ao abastecimento rural que não depende da empresa que abastece a sede (EMBASA), afetando o abastecimento da população atingida.

Além disso, o decreto considerou que os prejuízos privados relacionados às atividades agropecuárias dependentes da chuva têm impactado negativamente a economia local e que o parecer da comissão de Defesa Civil é favorável à declaração de situação de emergência.

Com o decreto, está autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para a atuação nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário.

Também está autorizada a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto às comunidades, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada.

  • Compartilhe:

O Gazeta 5 é um dos principais veículos de jornalismo digital da região Oeste. O site cobre os vários acontecimentos nas áreas de esporte, trânsito, segurança, política, concursos públicos e entretenimento.
Categorias
Fale conosco
Siga-nos