Prefeitura de Ibotirama divulga implantação de serviço de Profilaxia Pós-Exposição ao HIV
Hospital Regional Velho Chico. (Foto: Gazeta 5)

A prefeitura de Ibotirama divulgou, nesta quinta-feira (12), que o Hospital Regional Velho Chico (HRVC) passará a realizar a Profilaxia de Pós-Exposição de Risco (PEP). A medida, antes realizada em Barreiras, é uma forma de prevenção de urgência à infecção pelo HIV.

A PEP poderá ser utilizada em situações como violência sexual, relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com seu rompimento) e acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico).

A profilaxia é feita por meio do uso de medicamentos antirretrovirais, que impedem o vírus se estabelecer no organismo. Por ser uma urgência médica, o procedimento deve ser iniciado nas primeiras duas horas após a exposição de risco e, no máximo, em até 72 horas.

Disponibilizada gratuitamente, a PEP deverá ser prescrita pelo médico plantonista no HRVC, que fará a avaliação do paciente, indicando todos os demais procedimentos necessários.

  • Compartilhe:

O Gazeta 5 é um dos principais veículos de jornalismo digital da região Oeste. O site cobre os vários acontecimentos nas áreas de esporte, trânsito, segurança, política, concursos públicos e entretenimento.
Categorias
Fale conosco
Siga-nos