Mesmo diante do crescimento dos casos, decreto que dispõe de medidas contra a Covid-19 é ignorado por vários estabelecimentos em Ibotirama

O último decreto editado pela prefeitura de Ibotirama para tentar frear a disseminação do coronavírus no município foi publicado no dia oito de julho. Nele, além de várias outras medidas, o poder público disciplinou o funcionamento dos restaurantes, bares, sorveterias, açaís e lanchonetes.

Pela norma, todos esses estabelecimentos deveriam organizar as suas mesas de maneira a garantir o distanciamento mínimo de dois metros entre elas. Além disso, apenas duas pessoas poderiam ser aceitas em cada mesa.

Acontece que, na prática, o funcionamento de alguns estabelecimentos vai na contramão das medidas indispensáveis para o controle da Covid-19. Na noite de sábado (18), o Gazeta 5 registrou estabelecimentos com até cinco pessoas por mesa. A situação aconteceu em vários bairros da cidade, entretanto se repetiu mais vezes na região do centro, localidade que tem a maior quantidade de casos de coronavírus.

Outro desrespeito ao decreto se dá no horário de funcionamento de alguns comércios. Pela determinação, exceto postos, farmácias, oficinas, borracharias e outros descritos na publicação, os estabelecimentos só poderiam funcionar até as 20h. No entanto, também no sábado (18), algumas padarias, mercados e outros descumpriram a medida.

Longe da estabilização dos casos, Ibotirama notificou no último boletim o segundo óbito por Covid-19. A paciente era uma jovem que tinha comorbidades e estava internada em Barreiras, onde contraiu o vírus e não resistiu. Atualmente a cidade alcança 45 casos ativos e 264 pessoas em monitoramento.

 

  • Compartilhe:

O Gazeta 5 é um dos principais veículos de jornalismo digital da região Oeste. O site cobre os vários acontecimentos nas áreas de esporte, trânsito, segurança, política, concursos públicos e entretenimento.
Categorias
Fale conosco
Siga-nos