Prefeitura de Ibotirama publica decreto sobre Imposto de Renda Retido na Fonte para fornecedores de bens e prestadores de serviços02/01/2023
Prefeitura de Ibotirama. (Foto: Gazeta 5)
A prefeitura de Ibotirama passará a reter o Imposto de Renda Retido na Fonte ( IRRF ) sobre os valores das contratações de fornecimento de bens e serviços ao órgão. Um decreto que trata o tema foi publicado no Diário Oficial do Município, no fim do ano passado.
A medida atende à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que entendeu sobre a titularidade de tal receita a municípios, estados e distrito federal. Outras legislações e instruções normativas também amparam a cobrança.
Na prática, a prefeitura cobrará impostos, direto na fonte, dos valores pagos a empresas e prestadores de serviços contratados por ela, conforme percentuais específicos.
A responsabilidade pelo recolhimento do referido imposto será do setor que adquirir o bem ou contratar o serviço. Já os prestadores de serviços e fornecedores, deverão emitir as notas fiscais, as faturas, os boletos
bancários ou quaisquer outros documentos de cobrança dos bens ou dos serviços que contenham código de barras, informando o valor bruto do preço do bem fornecido ou do serviço prestado, bem como o valor do Imposto de Renda (IR) a ser retido na operação, cujo pagamento deverá ser efetuado pelo valor líquido, deduzindo as respectivas retenções.
Alguns setores, conforme o artigo 4º da Instrução Normativa RFB nº 1234o, estão isentos de pagamento do IR na fonte. Clique aqui e veja quais.
O Gazeta 5 é um dos principais veículos de jornalismo digital da região Oeste. O site cobre os vários acontecimentos nas áreas de esporte, trânsito, segurança, política, concursos públicos e entretenimento.