SUS começa a aplicar o remédio mais caro do mundo para tratar AME em bebês

O SUS iniciou, nesta quarta-feira (14/05), as primeiras aplicações do Zolgensma, um dos medicamentos mais caros do mundo, para o tratamento da Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 1. O remédio tem dose única e custa cerca de R$ 7 milhões, sendo agora oferecido gratuitamente na rede pública graças a um acordo de compartilhamento de risco com a fabricante — o pagamento só será feito se houver melhora do paciente.

As primeiras infusões foram realizadas em Brasília e Recife, em bebês com menos de 6 meses, idade-limite para o tratamento. O Brasil é o sexto país do mundo a oferecer o Zolgensma pelo sistema público de saúde.

Na Bahia, o tratamento pode ser acessado no Hospital Martagão Gesteira, em Salvador. Famílias devem procurar um dos 36 centros especializados em doenças raras no SUS, onde um médico avaliará a elegibilidade da criança. Nos estados que não têm centros habilitados, o Ministério da Saúde cobre transporte e hospedagem para o tratamento.

Além do Zolgensma, o SUS já oferece outras terapias para AME, como nusinersena e risdiplam, que são de uso contínuo. O Zolgensma, no entanto, não exige outros medicamentos complementares e tem potencial para oferecer ganhos motores importantes.

O Ministério da Saúde prevê atender 137 crianças nos dois primeiros anos com esse novo tratamento.

  • Compartilhe:

O Gazeta 5 é um dos principais veículos de jornalismo digital da região Oeste. O site cobre os vários acontecimentos nas áreas de esporte, trânsito, segurança, política, concursos públicos e entretenimento.
Categorias
Fale conosco
Siga-nos