As operações mobilizaram delegacias especializadas em Jequié, Juazeiro, Salvador, Santo Antônio de Jesus, Luís Eduardo Magalhães e região
A Polícia Civil da Bahia deu cumprimento, nesta quinta-feira (26), a mandados judiciais de prisão, busca e apreensão em diferentes regiões do estado, como parte de um conjunto de ações voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher e à repressão de crimes patrimoniais. Ao todo, foram seis mandados de prisão cumpridos, dois mandados de busca com apreensões de armas de fogo, e outras diligências para responsabilização de agressores.
No município de Jequié, a “Operação Estopim”, deflagrada pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), prendeu dois homens por descumprimento de medidas protetivas de urgência. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Criminal do município.
Já em Juazeiro, a equipe da Deam identificou um foragido da Justiça durante o registro de uma ocorrência de violência doméstica. O homem havia fornecido dados falsos ao tentar se qualificar, mas, após diligências, foi constatado que havia um mandado de prisão em aberto por regressão cautelar, expedido pela Vara de Execuções Penais. Ele foi preso e segue à disposição da Justiça.
Na capital baiana, duas ações distintas resultaram na apreensão de armas. Na região da Baixa de Quintas, a Deam de Brotas cumpriu um mandado de busca e apreensão contra um homem investigado por violência doméstica. Uma pistola calibre 9 mm, com carregador e 18 munições, foi apreendida durante a diligência. Já no bairro do Itaigara, a Deam de Periperi realizou a apreensão de três armas de fogo,uma pistola Glock 9 mm, uma pistola Taurus .45 ACP e uma espingarda calibre 12, em posse de um homem de 33 anos, investigado por lesão corporal e ameaça contra a companheira. O mandado foi expedido pelo Plantão Judiciário da Comarca de Salvador.
Em Santo Antônio de Jesus, uma ação integrada entre a 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), a Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (CATTI/Leste), o Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (Neam/SAJ) e a Deam de Brotas resultou na prisão de um homem investigado por tentativa de feminicídio. Ele foi localizado em uma fábrica de estofados, na BA-046.
Também nesta quinta-feira, em Divinópolis, no estado de Goiás, um homem condenado a 20 anos e cinco meses de prisão por estupro de vulnerável foi capturado em ação conjunta entre o Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (Neam) de Luís Eduardo Magalhães e a Polícia Militar de Goiás. O crime foi cometido contra a própria sobrinha, de 11 anos, no município baiano.
As ações integram o reforço operacional permanente promovido pelas unidades especializadas da Polícia Civil da Bahia, com foco no enfrentamento à violência doméstica, de gênero e à criminalidade violenta, assegurando proteção às vítimas e responsabilização dos agressores.
Fonte
Pedro Moraes / Ascom PCBA