Alerta de circulação de notas falsas em Ibotirama; saiba como reconhecer uma cédula verdadeira
Foto: Reprodução

O Gazeta 5 recebeu o alerta de que notas falsas estão circulando em Ibotirama.

Conforme denúncia, uma cédula de R$ 10 e outra de R$ 20 foram repassadas em um comércio do centro da cidade.

Não foi possível, no entanto, identificar o criminoso.

Pela lei, falsificar, fabricando-a ou alterando-a, moeda metálica ou papel-moeda de curso legal no país é crime contra a fé pública. A pena vai de reclusão, de três a doze anos, e multa.

Quem recebe o dinheiro como verdadeiro e, ao descobrir a falsificação, tenta repassá-lo também é punido. Nesse caso, a pena é de detenção, de seis meses a dois anos, e multa.

Foto: Reprodução

Passos para identificar uma nota falsa, segundo o Banco Central

Coloque a nota contra a luz e veja a figura do animal e valor dela

Um fio escuro fica visível próximo ao meio da nota, quando ela é colocada contra a luz. Nele estão escritos o valor e a palavra “REAIS”. Mas repare que o fio só está presente nas cédulas de 10, 20, 50 e 100 reais.

Pelo tato, você sente o relevo em algumas áreas da nota. Por exemplo: na frente, na legenda “REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL”, nas laterais e nos números indicativos de valor (nas notas de 10 e 20 reais, somente no número inferior esquerdo). Nas notas de 20, 50 e 100 reais, você pode sentir o relevo também no verso: na legenda “BANCO CENTRAL DO BRASIL”, no animal e no número indicativo de valor.

Coloque a nota contra a luz e veja que as partes do desenho do verso completam as da frente, formando o número do valor da nota.

Ao colocar a nota na altura dos olhos, na posição horizontal, em um lugar com bastante luz, você vê o valor da nota aparecer nas áreas indicadas.

Sob luz ultravioleta, você vê que:

  • o número do valor da nota aparece na frente, na área indicada;
  • a numeração de série vermelha fica amarela;
  • pequenos fios se tornam visíveis na cor lilás;
  • Compartilhe:

O Gazeta 5 é um dos principais veículos de jornalismo digital da região Oeste. O site cobre os vários acontecimentos nas áreas de esporte, trânsito, segurança, política, concursos públicos e entretenimento.
Categorias
Fale conosco
Siga-nos