Um golpe que vem se popularizando nos últimos anos na venda de carros pela internet foi registrado em Ibotirama. A situação envolveu o verdadeiro dono do veículo, o comprador e o golpista, o falso dono, que intermediou a venda sem que os dois primeiros soubessem.
Tudo começou quando o verdadeiro dono divulgou o anúncio em uma rede social, com fotos do carro e com o preço normal. O golpista, então, pegou as imagens e publicou outro anúncio com o preço bem abaixo do original e com seu próprio telefone para contato.
Atraído pela oferta, o comprador manteve contato com o falso vendedor e começou a negociação. Ao mesmo tempo em que falava com o interessado, o ladrão também negociava com o verdadeiro dono do carro.
Com o poder de convencimento e criando várias histórias, o golpista marcou um encontro entre o comprador e o vendedor, sugerindo uma volta no carro, sem a presença do verdadeiro dono.
Nesse intervalo, o comprador foi instruído a depositar o dinheiro na conta do golpista e assim o fez. No entanto, na hora de transferir o automóvel, já na companhia do verdadeiro dono, ele foi surpreendido quando o proprietário, que nem sequer tinha passado os dados bancários, disse que nada havia caído na conta dele.
O depósito, na verdade, foi feito na conta do criminoso, que sumiu e bloqueou os dois contatos.
Este tipo de golpe vem acontecendo em diversas partes do Brasil e levanta discussões jurídicas sobre quem é a verdadeira vítima: o comprador, o verdadeiro dono do veículo ou ambos. No caso narrado, à época, o verdadeiro dono do carro ressarciu o comprador e ficou no prejuízo, a fim de evitar problema.
Na compra de carros pela internet, é fundamental desconfiar de preços muito abaixo do mercado, pois geralmente são sinais de golpes. Certifique-se de que o depósito será feito na conta da pessoa com quem está negociando pessoalmente. A prevenção é sempre a melhor medida para evitar prejuízos e transtornos.