Com nove votos a favor e dois contrários, o vereador André Gessé foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de Ibotirama para o biênio 2023-2024. A votação, que teve chapa única, aconteceu em sessão solene realizada nesta terça-feira (20).
André Gessé é presidente interino e assume o cargo definitivamente em 1º de janeiro do próximo ano. Com ele, também toma posse a nova diretoria eleita.
Silvano Almeida foi eleito vice-presidente, Filú da Colônia 1º secretário e Arera Júnior 2º secretário. Os únicos vereadores contrários foram Glauber Lessa e Tavares.
Ao declararem os votos, os dois parabenizaram e desejaram boa sorte a André Gessé, mas justificaram que precisam honrar as pessoas que eles representam na casa.
Ao discursar, André Gessé levantou a Bíblia sagrada, lembrou de quando começou na Câmara como 1º suplente, agradeceu a todas as pessoas que confiam no trabalho dele e à família, em especial ao pai, que estava presente.
Na mesma sessão, a vereadora Leila de Zierlândia declarou que deixou a oposição e se juntou à base do prefeito. Ela justificou que reconhece o trabalho realizado por Laércio Santana e que tem o apoio dos eleitores dela, os quais reconhecem também o seu trabalho.
A sessão solene serviu ainda para dar posse ao vereador até então suplente Keliton Quinteiro, que chorou ao discursar pela primeira vez na Câmara. O vereador lembrou da mãe e do irmão e dedicou a conquista aos dois.
Os vereadores de oposição ressalvaram que a convocação está em descompasso com o princípio da Simetria e que a situação precisa ser observada. Ainda assim, não deixaram de dar as boas-vindas e de parabenizar o novo integrante da Casa.
A sessão solene contou com a participação do prefeito, Laércio Santana, e do vice, Wilson Leite, que compuseram mesa de honra e usaram a tribuna para cumprimentar e parabenizar o vereador empossado e a nova mesa diretora eleita.