Aprovados: quase vinte jovens ibotiramenses ingressaram na PM nos últimos anos
PMs durante formatura em 2019 . (Foto: Antônio Magalhães)

Não é de hoje que os concursos públicos têm sido a escolha profissional de dezenas de jovens ibotiramenses. E entre os projetos da maioria deles, a carreira policial, especialmente a militar, é o caminho mais buscado.

Somente nos últimos cinco anos, quase vinte jovens da cidade – a lista inclui os moradores de municípios vizinhos que se mudaram para Ibotirama e os ibotiramenses que migraram para cidades maiores – ingressaram na Segurança Pública.

As carreiras escolhidas compreendem as de policial militar, bombeiro militar e policial rodoviário federal. Em índices de aprovação, o concurso da PM lidera o ranking no município.

No certame de 2012, por exemplo, pelo menos sete concorrentes foram aprovados e ingressaram na Polícia Militar. Cinco anos depois, em 2017, cerca de dez candidatos conseguiram a aprovação. Duas policiais femininas fazem parte do número.

O concurso para carreira de soldado na PMBA ainda é de nível médio e, entre outros exames,  inclui prova objetiva, prova de redação e testes físicos.  Os candidatos precisam ter idade entre 18 e 30 anos.

No período de formação, que dura em torno de nove meses, os aprovados ganham, a título de bolsa de formação, o equivalente a um salário mínimo. No auge da carreira, um soldado chega a ganhar quase R$ 4 mil.

  • Compartilhe:

O Gazeta 5 é um dos principais veículos de jornalismo digital da região Oeste. O site cobre os vários acontecimentos nas áreas de esporte, trânsito, segurança, política, concursos públicos e entretenimento.
Categorias
Fale conosco
Siga-nos