As eleições terminaram; você já sabe a diferença entre esquerda e direita?
Foto: Reprodução/You Tube

Na coletânea dos vocábulos eleitorais 2018, os termos “coxinhas” e “petralhas” lideraram a lista das palavras mais utilizados nos debates políticos país afora. Enquanto o primeiro serviu para caracterizar os eleitores da direita, o segundo taxou os de esquerda.

Não é de se estranhar que muita gente se autodeclarou esquerdista ou de direita sem ao menos saber o significado de cada conceito. Para esclarecer as dúvidas, uma reportagem da revista Veja reuniu algumas das principais características de cada corrente.

No Brasil, a esquerda representa o controle do Estado na economia e a interferência do governo nos setores sociais. O ideal igualitário fica acima de outras considerações de ordem moral, cultural, patriótica e religiosa.

Quando se fala em extremismo, o que não acontece atualmente, a esquerda prega, entre outras coisas, a completa extinção dos valores morais e religiosos tradicionais.

Já a direita, que favorece a liberdade de mercado, defende o patriotismo, os valores religiosos e culturais, que devem estar acima de quaisquer projeto de reforma social.

Ao extremismo, o que foi bastante discutido nas eleições deste ano, propõe-se a criminalização de toda a esquerda. Além disso, busca-se a uniformidade moral da sociedade, que deve ser transformada numa militância patriótica e disciplinada.

  • Compartilhe:

O Gazeta 5 é um dos principais veículos de jornalismo digital da região Oeste. O site cobre os vários acontecimentos nas áreas de esporte, trânsito, segurança, política, concursos públicos e entretenimento.
Categorias
Fale conosco
Siga-nos