Às vésperas de completar 100 anos, barreirense que lutou na 2ª Guerra Mundial tem biografia recontada em 2ª edição de livro
Em pé, o autor do livro ao lado do ex-combatente e da tropa do Exército. (Foto: Reprodução)

Foi lançada na noite da última sexta-feira (07), na Câmara de Vereadores, em Barreiras, a 2ª edição do livro “Tiro, Guerra e Mito: A História de um Barreirense na 2ª Guerra Mundial”.

Escrito pelo então 1º tenente do Exército João Paulo Pinheiro, o livro traz a biografia de Eurypedes Lacerda Pamplona, único barreirense a lutar no maior conflito armado da história.

Durante sessão solene, o autor da obra e o protagonista concederam autógrafos ao público. Autoridades civis, militares, políticas e dezenas de outras pessoas participaram do lançamento, que aconteceu em comemoração aos 100 anos do ex-combatente.

Eurypedes  Lacerda Pamplona ingressou no extinto Tiro de Guerra, em 1937, ao completar dezoito anos. Tempos depois, formou-se atirador de reserva. Em 1945, foi escalado para integrar a comissão de frente contra alemães. A guerra terminou em maio do mesmo ano, com o suicídio de Hitler e a rendição da Alemanha.

  • Compartilhe:

O Gazeta 5 é um dos principais veículos de jornalismo digital da região Oeste. O site cobre os vários acontecimentos nas áreas de esporte, trânsito, segurança, política, concursos públicos e entretenimento.
Categorias
Fale conosco
Siga-nos