Aumento na demanda do HRVC alerta para necessidade de conscientização sobre as arboviroses e o tempo de espera por atendimento

O Hospital Regional Velho Chico (HRVC) está enfrentando um aumento significativo na demanda de pacientes atendidos na emergência, especialmente durante os primeiros meses de 2024. Só de janeiro a março, em comparação com outubro, novembro e dezembro de 2023, o aumento é de 90%. Já em relação ao mesmo período de 2023, o aumento foi de 50%.

Segundo informações do HRVC, o aumento repentino está diretamente relacionado ao surto sazonal de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, que historicamente afetam a população nesta época do ano. Tal situação também se torna um desafio para as equipes, que enfrentam uma média de quase 200 pacientes em 24 horas, mais que o dobro da média comum, que antes girava em torno de 90.

Diante do quadro, conforme explica o hospital, o empenho é para que todos os atendimentos obedeçam ao tempo previsto da classificação de risco. No entanto, dado o aumento repentino na demanda, casos classificados como comuns, os de risco baixo e moderado (azuis e verdes), poderão ser atendidos dentro do tempo máximo de espera ou até mais que isso.

O HRVC alerta a população sobre a importância das medidas preventivas para combater as arboviroses neste momento crítico. Os cuidados com os quintais, a eliminação de água parada e possíveis focos de mosquitos da dengue são fundamentais para que a população se mantenha livre das arboviroses.

O hospital também reforça que a rede de saúde dos municípios conta com a atenção básica como porta de entrada e ela deve ser procurada pelos moradores no início dos sintomas. As Unidades Básicas de Saúde são mais próximas das comunidades e estão prontas para atender boa parte dos casos.

  • Compartilhe:

O Gazeta 5 é um dos principais veículos de jornalismo digital da região Oeste. O site cobre os vários acontecimentos nas áreas de esporte, trânsito, segurança, política, concursos públicos e entretenimento.
Categorias
Fale conosco
Siga-nos