Bahia registra nona morte por Dengue, confirma Sesab

A Bahia confirmou a nona morte causada por Dengue, nesta terça-feira (5). A vítima era de Vitória da Conquista, no Sudoeste, região em que outra morte também já foi registrada. Os outros sete casos ocorreram em Jacaraci (2), Piripá, Irecê, Feira de Santana, Barra do Choça e Ibiassucê.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que, ao todo, 122 municípios baianos estão em estado de epidemia. Outros 51 estão em risco e 34 em alerta. São 29.982 casos prováveis até o dia 2 de março de 2024, marcando um aumento de 209,3 % em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Entre as ações realizadas pelo Governo da Bahia para conter a doença estão a vacinação, uso do Ultra Baixo Volume (UBV),  mutirões de limpeza nos municípios com alto índice de infecção, uso de bombas costais por agentes de saúde e distribuição de 12 mil kits para os agentes de combate às endemias e fortalecimento dos estoques da assistência farmacêutica estadual.

Na avaliação da secretária estadual de saúde, Roberta Santana, o momento é de unir esforços para conter o aumento do número de casos e evitar mortes. “O Governo do Estado está aberto ao diálogo e pronto para apoiar todos os municípios, contudo, cada ente tem que fazer a sua parte. As prefeituras precisam intensificar as ações de atenção primária e limpeza urbana, a fim de eliminar os criadouros, e fortalecer a mobilização da sociedade, antes de recorrer ao fumacê.

A dependência excessiva do fumacê, como último recurso, pode revelar uma gestão reativa em vez de proativa no combate à doença”, afirma a secretária. Para auxiliar nos esforços, o Governo do Estado compartilhou com as gestões municipais atas de registro de preço para que eles adquiram medicamentos, insumos (soro, por exemplo) e bombas costais.

  • Compartilhe:

O Gazeta 5 é um dos principais veículos de jornalismo digital da região Oeste. O site cobre os vários acontecimentos nas áreas de esporte, trânsito, segurança, política, concursos públicos e entretenimento.
Categorias
Fale conosco
Siga-nos