Banco Central lança cédula de R$ 200

Nova denominação do real começará a ser produzida em agosto e será estampada pela figura do lobo-guará.

0

O Banco Central (BC) vai lançar a mais nova denominação para a 2ª família do real: a cédula de R$ 200,00. A nota terá como personagem o lobo-guará e começará a ser produzida em agosto. Ao longo do ano, deverão entrar em circulação 450 milhões de unidades da nova cédula. A decisão foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e tem por objetivo atender ao aumento da demanda por dinheiro em espécie que se verificou durante a pandemia de Covid-19. A medida não terá impacto na base monetária do País.

“Com a produção da nova cédula, o Banco Central atua preventivamente para o caso da população demandar ainda mais dinheiro em espécie. A quantidade de dinheiro em circulação é adequada e não há falta de numerário. Não sabemos, no entanto, por quanto tempo os efeitos do entesouramento trazidos pela pandemia podem perdurar. Como o dinheiro ainda é base de nossas transações, entendemos que o momento é oportuno para o lançamento da nova cédula”, afirmou a Diretora de Administração do Banco Central, Carolina Barros.

Assim como as demais notas do Real, a nova cédula é segura e contém elementos de segurança capazes de protegê-la das tentativas de falsificação. No entanto, o Banco Central reforça que, para se proteger do recebimento de tentativas de simulação da cédula, todo cidadão, ao receber uma cédula, deve conferir os itens de segurança, que serão apresentados no site do Banco e na divulgação por ocasião do lançamento.