Barra-BA: Homem em tratamento de hemodiálise luta para reverter suspensão de auxílio do INSS

Em Barra, no Oeste da Bahia, um homem de 54 anos que faz tratamento de hemodiálise três vezes por semana em Irecê passa por necessidades e luta para ter o benefício do INSS de volta.

Wilson Santos da Silva realizou perícia médica no dia 24 de fevereiro, mas, até hoje, o resultado não saiu. 

Em outubro de 2021, o INSS enviou um ofício a ele informando a suspensão do benefício. A razão, segundo o documento, foi a irregularidade de superação de renda, justificada pela aposentadoria da mulher do beneficiário, cujos valores elevavam a renda do grupo familiar acima do permitido.

O fato é que dona Aparecida Cale da Silva, a esposa, morreu em maio de 2020. Dessa data até outubro de 2021, o marido sobreviveu apenas com o benefício dele, atualmente suspenso há sete meses.

Antes do cancelamento, o INSS chegou a notificar Wilson para  apresentar, em 30 dias, defesa escrita e provas de que ele faria jus ao salário, evitando a suspensão do pagamento e a devolução dos valores recebidos descritos pelo órgão como indevidos, um total de R$ 19.593,77. Por ter pouca leitura, ele não entendeu a notificação e perdeu o prazo.

Por medo de ter o benefício negado pela perícia realizada em fevereiro, em razão do recebimento anterior descrito irregular pelo INSS, a família faz um apelo para tentar conseguir um advogado que se interesse pelo caso e ajude na resolução do problema. Enquanto isso, além de sofrer com o desconforto da hemodiálise, Wilson enfrenta as dificuldades provocadas pela falta de dinheiro e sem poder trabalhar.

  • Compartilhe:

O Gazeta 5 é um dos principais veículos de jornalismo digital da região Oeste. O site cobre os vários acontecimentos nas áreas de esporte, trânsito, segurança, política, concursos públicos e entretenimento.
Categorias
Fale conosco
Siga-nos