Por meio de lei, Bom Jesus da Lapa proibiu o plantio, cultivo, transporte e a produção da árvore Nim. A informação foi publicada nesta quarta-feira (14).
De acordo com a prefeitura, estudos científicos apontam que o efeito inseticida da espécie tem alto impacto sobre o equilíbrio ecológico local. A medida é válida para as áreas urbanas e rurais.
Além disso, o cultivo da árvore descaracteriza o bioma da cidade, que é a Caatinga. A prefeitura recomendou a adoção de uma árvore típica do bioma.
Na câmara de Vereadores de Ibotirama, existe um projeto de lei apresentado pelo vereador Son Novais de ” REQUALIFICAÇÃO ARBÓREA DO MUNICÍPIO” onde prevê à extinção do nim gradativamente e o plantio de espécies nativas e essências florestais. É preciso colocar em prática.
O munícipio deveria orientar os cidadãos a fazer “qualificação arborea” da cidade. Quais os tipos indicados. Pois muitos plantam arvores de grande porte sob os postes de fiação e depois vem aquela “operação pela-paus” que deixam as arvores com a forma de disco ou melhor de beiju, arvores que morrem gradativamente. Sem falar que arvore é para sombrear.
Houve a “moda” do Ficus… a cidade inteira só havia ficus. Depois erradicados. Depois a moda “2” Nim — que são plantados aleatoriamente sem orientação. Qual o estudo científico que aponta a arvore como inseticida?
Sim. ações educativas. Parceria com as escolas. Cadê a educação ambiental? Vamos colocá-la em prática.
Comments are closed.