Mesmo diante dos vários recursos midiáticos existentes na atualidade, ainda é possível afirmar que o marketing boca a boca funciona e é altamente eficaz. A técnica permite alcançar grandes públicos instantaneamente e se torna uma excelente alternativa quando trabalhada de maneira correta.
Em Ibotirama, por três anos consecutivos, o Gazeta 5 utiliza da estratégia para dar publicidade a dezenas de marcas. Pela internet, terreno fértil encontrado para o projeto, o site desenvolve o buzz marketing, nome dado à modalidade em outros países.
A ação acontece por meio da enquete destaques 2019, que elege as melhores empresas, profissionais e serviços. Nela, os consumidores são atraídos para as mídias do site e, além de compartilhar a informação, indicam aqueles que, segundo eles, são os mais conceituados em mais de setenta categorias.
Durante vários dias, inúmeros setores do comércio ficam em evidência. Por conta da apreciação dos clientes, se estabelece a propaganda gratuita, que é feita através do compartilhamento de links pelos internautas.
O mais benéfico no viral é que a notoriedade alcança todos os indicados na enquete, e não só aqueles que conseguem a maior votação e se sagram vencedores. Isso acontece porque os participantes percorrem a lista de categorias até encontrar as suas preferidas.
E como todo buzz marketing, o processo acontece de maneira gratuita, mediado pelo G5.
Por conta própria, o site se coloca à disposição para contar os votos de cada empresa indicada na fanpage. Depois disso, os mais indicados são lançados em um aplicativo desenvolvido no Canadá, que é comprado pelo veículo e disponibilizado aos concorrentes. Ao final, os vencedores na votação direta são anunciados pelo Gazeta 5, que cede a audiência para enaltecer os destaques do ano.