Cadela da Rondesp Oeste indica local, e homem que estava desaparecido é encontrado

A cadela Amira, das Rondas Especiais (Rondesp) Oeste, especialista em farejar desaparecidos através da técnica de mantrailing (busca de pessoas por odor específico), ajudou na localização de um homem de 54 anos, desaparecido há 10 dias, no município de Barreiras. Ele foi encontrado no domingo (10).

A ação teve início no sábado (9), quando equipes do 17º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) foram informadas por moradores sobre o sumiço do agricultor. A unidade pediu apoio da Rondesp Oeste e juntas iniciaram a procura.

Segundo o sargento BM Rubem Péricles Marques, que comandou a operação, com informações de populares as equipes conseguiram localizar a casa do homem. Lá, as guarnições tiveram acesso a uma roupa, deram para a cadela cheirar e, por fim, iniciaram as buscas.

“Percorremos mais de 16 km em uma circunferência de 30 Km, numa mata fechada. Durante a caminhada, Amira conseguiu encontrar alguns rastros do idoso. Anoiteceu e não tivemos como continuar. Então, passamos as indicações apontadas pela cadela para moradores. No dia seguinte, quando íamos retornar ao local, fomos informados de que ele foi encontrado por populares, no mesmo caminho indicado pela farejadora”, disse Marques.

Conforme explicado pelo comandante da Rondesp Oeste, major Araken Ferreira de Souza, os cães são treinados diariamente por policiais. “Amira é nossa cadela especializada em mantrailing, mas todos os outros cães da nossa unidade passam por treinamentos constantes em serras, zonas rural e urbana, além de áreas de longa distância para que eles possam percorrer e a aperfeiçoar suas respectivas habilidades”, disse.

  • Compartilhe:

O Gazeta 5 é um dos principais veículos de jornalismo digital da região Oeste. O site cobre os vários acontecimentos nas áreas de esporte, trânsito, segurança, política, concursos públicos e entretenimento.
Categorias
Fale conosco
Siga-nos