Desde o início da tarde do último domingo (24), um caso inusitado tem chamado a atenção dos moradores de Ibotirama, no Oeste da Bahia. Deixado na frente do cemitério da cidade, um caixão causou espanto a quem passou pelo local.
A situação foi registrada através de fotografias, e as imagens logo ganharam as redes sociais. Acompanhando as fotos, diversas explicações para o caso confundiram a população.
Com o propósito de entender o ocorrido, o Gazeta 5 fez vários contatos, na manhã desta segunda-feira (25), e achou no coveiro a possível resposta ao fato.
Diferente do que foi amplamente divulgado, o que houve na verdade foi uma exumação, quando restos mortais são retirados de um jazigo para liberação de espaços. Normalmente, o procedimento, que obedece a leis específicas, ocorre entre familiares, como o caso de Ibotirama.
De acordo com o coveiro, apenas a urna foi retirada do jazigo, mas os restos mortais permaneceram no lugar, junto ao novo corpo. Talvez, a repercussão tenha sido causada apenas pelo fato do caixão ter sido descartado em frente ao cemitério, o que normalmente não é comum na cidade.