O Canil Municipal de Ibotirama foi ampliado e reformado. A informação foi divulgada pela prefeitura do município, no último sábado (12).
O novo espaço tem alojamentos individualizados para abrigar e tratar animais doentes, além de área de convivência, circulação e descanso dos cães.
O trabalho foi realizado pela prefeitura, por meio da Vigilância, Prevenção e Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde. Além de controlar as doenças que podem ser transmitidas dos animais às pessoas, o canil também tem como objetivo a proteção dos bichos.
“São causas importantes em relação ao futuro que tem que acontecer: aumentar o número de voluntários em defesa dos animais, dinamizar a política de adoção, a população denunciar mais casos de animais abandonados ou feridos e promover a castração humanitária de cães e gatos”, comemora o secretário de Saúde, Dr. Ademilton Mendonça.
A prefeitura também lembrou que o abandono de animais é crime e que o canil é abrigo temporário, exclusivamente para os animais de rua. Assim que chegam ao local, eles são tratados e, quando melhoram, são colocados à adoção.