Capacetes evitam intubação e salvam vidas em hospital de Itabuna
Foto: Divulgação

Um ventilador não invasivo em formato de capacete tem sido fundamental na recuperação de vários pacientes do Hospital Calixto Midlej Filho (HCMF), em Itabuna.

A Santa Casa publicou uma matéria sobre o assunto, e o Governo do Estado reproduziu o conteúdo.

De acordo com o HCMF, a utilização do aparelho tem como objetivo evitar a intubação do paciente, já que o procedimento aumenta a taxa de mortalidade.

Internado na unidade, o paciente Tomé Rosa, de 53 anos, fez uso do capacete e conseguiu evoluir positivamente a partir do 17º dia de tratamento.

Foto: Divulgação

O coordenador da UTI Covid-19, o médico intensivista Eric Júnior, explica que a Ventilação Mecânica não Invasiva (VMNI) torna-se uma importante opção para o tratamento da insuficiência respiratória aguda em pacientes da unidade.

“Normalmente, esse processo é feito por período, com sessões entre uma hora e uma hora e meia. Esse equipamento permite fazer uma ventilação invasiva prolongada por dois a três dias”, explica o médico.

O capacete é composto do capuz, que cobre toda a cabeça do paciente, feito de material transparente e macio. Além do HCMF, não há informações sobre em que outras unidades da Bahia o recurso está disponível.

Foto: Divulgação

  • Compartilhe:

O Gazeta 5 é um dos principais veículos de jornalismo digital da região Oeste. O site cobre os vários acontecimentos nas áreas de esporte, trânsito, segurança, política, concursos públicos e entretenimento.
Categorias
Fale conosco
Siga-nos