Um dos pilares da Segurança Pública nas áreas territoriais de Ibotirama, Macaúbas e Seabra, o Centro Integrado de Comunicações (CICOM) do Velho Chico é o órgão responsável por receber ligações de emergência por meio do número 190 e por gerir o sistema de monitoramento por câmeras, que utiliza reconhecimento facial e leitura de placas de veículos.
O órgão tem sede em Ibotirama e está estrategicamente localizado para atender a região circunvizinha, compreendendo áreas de grande movimentação e fluxo de pessoas e veículos. O Gazeta 5 visitou e conheceu a atuação do Centro Integrado, nesta terça-feira (25).
O trabalho é realizado 24 horas por dia, sete dias por semana, o que garante o atendimento especializado à população e o encaminhamento dos recursos necessários. Quando uma ligação de emergência é recebida, os atendentes mantêm contato direto com a viatura mais próxima do local da ocorrência, o que possibilita efetividade na resposta aos chamados.
Por essa razão, a população deve priorizar a ligação para o 190, uma vez que isso possibilitará a atuação rápida e precisa das forças de segurança. Também é importante destacar a importância de se evitar trotes, já que essas ligações falsas podem comprometer o atendimento a situações reais de emergência.
Desde que foi implantado, o sistema de monitoramento por câmeras do CICOM já demonstrou resultados positivos na prisão de suspeitos e na prevenção de crimes. Só nos últimos meses, três indivíduos foragidos da Justiça foram identificados pelo reconhecimento facial, e o trabalho conjunto com a PM garantiu o cumprimento dos mandados de prisão de cada um deles.
O Centro Integrado de Comunicações (CICOM) faz parte da Superintendência de Telecomunicações (STELECOM) e é um exemplo de como a tecnologia pode ser utilizada a serviço da Segurança Pública em benefício da comunidade. Basta, para isso, utilizar o serviço de maneira correta e acionar o 190 apenas em casos de necessidade.