Coelba identifica e retira 52 ligações clandestinas em Ibotirama

0

Mais uma ação de combate ao furto de energia elétrica foi realizada pela Coelba, desta vez, no município de Ibotirama, Oeste da Bahia. Na quinta-feira (18), técnicos da concessionária realizaram inspeções no bairro Alfo do Fundão e encontraram 52 ligações clandestinas, que foram retiradas.

A Ação contou com 5 equipes Coelba, liderança local, além do apoio da PM.

O furto de energia representa riscos de acidentes graves à população, além disso a energia furtada é paga por outros consumidores, através do repasse na tarifa de energia, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Pior do que isso, a ação também configura crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro. A pena para o responsável pode chegar a oito anos de reclusão.

Como denunciar:

A Coelba reforça a importância da denúncia de fraudes e furtos de energia. O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a distribuidora. As denúncias são feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site www.coelba.com.br, na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade.