Uma retirada de abelhas de uma das carneiras do cemitério local mobilizou agentes da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Ibotirama nos últimos dias. A situação colocava em risco os frequentadores do local, razão pela qual o pedido de ajuda foi enviado à pasta.
A tarefa, embora desafiadora, tanto em termos técnicos quanto operacionais, devido à necessidade de autorizações e estratégias específicas, resultou na remoção bem-sucedida das abelhas, preservando-as da exterminação.
Essa ação foi tomada em respeito à importância crucial dos insetos para o ecossistema, já que eles desempenham um papel vital na polinização de plantas, auxiliando na produção de alimentos, frutas e vegetais.
Equipados com roupas específicas para realizar o resgate, durante o trabalho, os agentes da Secretaria foram surpreendidos pelo número de favos que existia na colmeia. A quantidade foi o suficiente para encher um balde.
A operação foi acompanhada pelo coveiro do cemitério e terminou com resultado positivo. Isso pela eliminação do risco no local, pela preservação das abelhas e pela finalização do trabalho sem que nenhum dos funcionários fosse atacado.