A juíza Iasmin Leão Barouh não está mais à frente da Comarca de Ibotirama. A informação foi confirmada pelo Gazeta 5 junto ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), nesta quinta-feira (2).
De acordo com a assessoria de comunicação do órgão, a Comarca está vaga e é conduzida por por juízes que compõem a lista de substituição, formada por três magistrados.
Iasmin Leão Barouh foi designada para Ibotirama em novembro de 2021 e respondeu por toda a demanda do Fórum Professor Nestor Duarte.
Na jurisdição eleitoral, ela exerceu a função de juíza eleitoral da 173ª Zona, no mesmo mês em que foi designada, quando o juiz Antônio Marcos deixou a Comarca. Ela também era responsável pela Vara Criminal.
Na curta passagem por Ibotirama, a juíza substituta cedeu a Casa do Magistrado da Vara Cível para a instalação do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc). A inauguração aconteceu na mesma ocasião da entrega da reforma e ampliação do Fórum.
Decisões de um dos magistrados que compõem a lista de substituição foram publicadas nessa quarta-feira (1º), o que dá a entender que não há paralisação nos processos judiciais. Apesar disso, não há informações sobre quando acontecerá a designação de um novo juiz ou juíza para a Comarca.