Com mais de 20 cordéis escritos e várias apresentações na carreira, a cordelista Elita Pereira Matos, de 55 anos, recebeu moção de aplausos da Câmara de Vereadores de Morpará, na última sexta-feira (08), no povoado de Mocambo do Branco.
A homenagem foi proposta pelo vereador Son Oliveira, em reconhecimento à contribuição da cordelista para com a cultura do município. O edil, a família da homenageada e outras autoridades políticas participaram do evento.
Elita Pereira de Matos nasceu no povoado de Ponta da Serra e viveu a adolescência no Mocambo do Branco, onde foi criada com oito irmãos. Tempos depois, em busca de oportunidades, ela se mudou para São Paulo.
Após quinze anos na capital, a cordelista retornou a Morpará e descobriu o interesse pela literatura durante a perda do seu pai, em 2003. Incentivada pelo marido, Waldeck Oliveira, violeiro da região, a artista escreveu o seu primeiro cordel, intitulado “O Boi Maluquim”.
Daí em diante, mesmo tendo estudado apenas até a 4ª série, dona Elita não teve dificuldades para continuar as composições. Atualmente, ela cursa o 1º ano do ensino médio e traz no histórico duas premiações em festivais, além da publicação de um cordel de sua autoria no livro “Antologia Poética dos Cordelistas do Velho Chico”.