Cordelistas da região Oeste estão entre os três primeiros colocados em concurso nacional de cordel promovido pela Uefs; um deles venceu a disputa

Dois cordelistas da região Oeste ficaram entre os três melhores do Brasil, um deles vencendo a competição, no 2º Concurso de Literatura de Cordel da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).  Pela segunda vez, a universidade realizou o certame através da Rede de  Museus (Remus/Uefs), por meio dos Museus de Zoologia, da Casa do Sertão, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários e da Pró-Reitoria de Extensão, além da UEFS Editora.

Os premiados são Zeca Pereira, de Barreiras, que venceu a competição, e Ulisses Ângelo, de Santana, 3º colocado na disputa. Zeca defendeu o o cordel “O protesto dos animais”, já Ulisses escreveu “O julgamento”.

Neste ano, o concurso teve como tema “ZOORDEL: animais em extinção, a fauna ameaçada pede preservação” e  aceitou inscrições de poetas de todo o território nacional.  Ao todo, 107 cordelistas enviaram os seus versos à disputa.

Todas as produções deveriam ser inéditas, com no mínimo 24 estrofes, em sextilhas ou septilhas rimadas e ritmadas. Além de um incentivo financeiro, os três primeiros classificados receberam certificados e poderão ter as obras publicadas pela UEFS Editora.

Zeca Pereira

José Pereira dos Anjos, o Zeca Pereira, é radialista, poeta, cordelista, editor e membro da Academia Barreirense de Letras. Ele editou o seu primeiro cordel em 2002 e já soma mais de 30 títulos publicados.

Alguns dos seus cordéis foram editados pelas maiores editoras de cordel do País, a exemplo da Editora Luzeiro (SP), Tupynanquim (CE) e Isvá Editora (RN).

O cordelista também organizou e publicou várias Antologias, coletâneas e o Dicionário Biobibliográfico dos Cordelistas Contemporâneos pela Nordestina Editora, além de vários outros cordéis coletivos com cordelistas de todas as regiões do Brasil.

Atualmente morando em Barreiras, onde segue contribuindo com a arte,  Zeca também é autor do “ABC do Cordel, Além de Rima, Métrica e Oração”, um manual que ensina passo a passo como escrever um bom cordel.

Ulisses Ângelo

Ulisses Ângelo dos Santos nasceu em Várzea Nova, centro norte da Bahia, em 21 outubro de 1984. Ele é filho de Maria Madalena Angelo dos Santos e Roberval Batista dos Santos (in memoriam).

Atualmente morando em Santana, na região Oeste, Ulisses é  comunicador/radialista, poeta, cordelista, editor, professor e membro 0461 da AILB – Academia Internacional de Literatura Brasileira.

Licenciado em Letras – Português pelo Instituto Educacional Supera, o cordelista é dono da editora Central do Cordel,  onde publica livros e folhetos do gênero.

Durante a carreira, Ulisses Ângelo publicou vários cordéis pela Nordestina Editora e participou de 14 cordéis de autoria coletiva. Além disso, o poeta tem participação em 6 coletâneas, 2 Antologias, no Dicionário Biobibliográfico dos Cordelistas Contemporâneos. Sua obra mais recente é o livro “Cancioneiro dos Brejos”,  um dos 15 selecionados na primeira mostra de literatura de cordel de Ibotirama.

  • Compartilhe:

O Gazeta 5 é um dos principais veículos de jornalismo digital da região Oeste. O site cobre os vários acontecimentos nas áreas de esporte, trânsito, segurança, política, concursos públicos e entretenimento.
Categorias
Fale conosco
Siga-nos