Abrir a porta do carro sem antes olhar para o retrovisor pode representar sérios riscos para ciclistas e motociclistas. Colisões, quedas e, na pior das hipóteses, atropelamentos podem ser o resultado da prática, que tem se tornado comum.
E foi isso o que aconteceu nesta segunda-feira (19), na rua Otávio Mangabeira, em Ibotirama. Uma ciclista seguia pela via, no início da manhã, quando foi surpreendida com a abertura da porta de um veículo.
Sem tempo para desviar, a mulher colidiu contra o carro e, em seguida, caiu no asfalto. Ela sofreu ferimentos leves, mas não precisou de atendimento médico, embora assustada.
Uma boa saída para evitar incidentes do tipo é seguir o que diz o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
“O condutor e os passageiros não deverão abrir a porta do veículo, deixá-la aberta ou descer do veículo sem antes se certificarem de que isso não constitui perigo para eles e para outros usuários da via”, diz o artigo 49.
E no parágrafo único: O embarque e o desembarque devem ocorrer sempre do lado da calçada, exceto para o condutor.”
Além da legislação, uma técnica dos Países Baixos pode ajudar na prevenção de acidentes. Por lá, os motoristas utilizam a mão direita para abrir a maçaneta. Isso porque há uma tendência em girar o tronco para o lado, o que aumenta o campo de visão do condutor.