Um decreto veiculado hoje muda as regras de funcionamento do comércio de Ibotirama para evitar a proliferação do novo coronavírus. Veja abaixo como fica o funcionamento:
Todos os dias
Postos de combustíveis, serviços de oficina, borracharia, padaria e farmácia;
De segunda a sábado, até as 20h
Atividades comerciais essenciais ao atendimento da população de Ibotirama como supermercado, mercearias, mercadinhos e açougues;
De segunda à sexta-feira
Serviços de laboratório, consultório odontológico e clínica médica;
Segunda, quarta e sexta-feira
Loja de produtos agropecuários, distribuidora de gás, loja de peças, loja de material de construção, madeireira, materiais elétricos, artigos de vestuário e acessórios, empresas de crédito, academias de ginástica e similares;
Quinta, sexta e sábado
Barbearia, salão de beleza e centros de estética
Sexta e sábado, até as 22h, e domingo, até as 18h
Bares
Terça, quinta e sábado
Demais estabelecimentos
Ainda conforme o decreto, as distribuidoras não deverão aceitar o consumo de bebidas em seus estabelecimentos.
Além disso, as feiras livres deverão funcionar apenas com comerciantes locais e respeitando todas as medidas sanitárias.
Já os mototaxistas deverão fornecer toucas aos seus passageiros e higienizar os capacetes com álcool a 70%. Eles não poderão aceitar corridas para fora da cidade.
Também há regras para os hotéis, motéis e pousadas, que não poderão aceitar novos hóspedes, exceto as pessoas que exerçam a atividade essencial de abastecimento em Ibotirama. Os clientes já hospedados poderão permanecer até data do checkout, e os proprietários deverão informar aos órgãos de saúde sobre o fluxo de hóspedes.
A todos os estabelecimentos comerciais, está autorizado o atendimento por delivery, como forma de garantir o abastecimento dos moradores da cidade.
O decreto entra em vigor a partir da próxima segunda-feira (25). Quem descumpri-lo, a depender do caso, estará sujeito a detenção, que varia de um mês a um ano, e multa, por infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.