Deputado constituinte de 1989, Edson Quinteiro completa 80 anos

2
Edson Quinteiro Bastos, aos 80 anos. (Foto: Jean/360 Produtora)

Prefeito pela primeira vez na sexta legislatura da história política de Ibotirama (1977-1982), Dr. Edson Quinteiro Bastos completa 80 anos de idade nesta quarta-feira (27).

O médico nasceu em Oliveira dos Brejinhos, em 1940, mas conseguiu fazer história em Ibotirama, onde vive até hoje.

Dr. Edson Quinteiro se formou em medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, e em Direito pela Universidade Católica (UCSAL), também na capital.

Após o primeiro mandato como prefeito (1977-1982), ele foi eleito deputado estadual por duas vezes, de 1983 a 1987 e de 1987 a 1990. Na Assembleia, o então parlamentar participou do corpo constituinte que promulgou a Constituição do Estado da Bahia (1989).

Em 1992, Quinteirão – nome imortalizado em um estádio de futebol construído por ele – se reelegeu como prefeito de Ibotirama, permanecendo no cargo até 1996.

Ainda na política, o médico voltou a ser eleito em 2012, como vereador, cargo que ocupou de 2013 a 2016. Em todos esses anos, na política, tanto quanto na medicina, a trajetória dele é marcada pela dedicação ao trabalho.

2 COMENTÁRIOS

  1. “se reelegeu como prefeito de Ibotirama, permanecendo no cargo até 1996”. Ele foi eleito, nesse época ñ existia reeleição.

  2. Grande político, médico, homem e advogado!

    Na política tem registrado nos anais da história de Ibotirama como chefe do executivo por duas vezes, e a façanha de ser eleito por duas vezes deputado estadual, na segunda legislatura foi constituinte 89, sendo na ALBA o representante legítimo de Ibotirama, fato até hoje não galgado por outro político da cidade.
    Como médico, faltam adjetivos para qualificar suas habilidades e pioneirismo na cidade e região.
    Já sua estirpe de homem, essa é narrada nos depoimentos constantes dos munícipes, que falam da sua bondade, carisma e altruísmo de atendimento médico para as pessoas mais necessitadas.
    Na área jurídica tem uma participação modesta, por conta da falta de tempo, mas, seus conhecimentos jurídicos e inteligência são inquestionáveis.

    Contudo, é um ser humano fantástico, não perfeito, pois, não existe perfeição nos seres humanos.
    Tenho orgulho de dizer que sou amigo, atualmente dou risadas com Ele das suas histórias.

    Parabéns Dr. Edson Quinteiro Bastos, cidadão do bem e honesto.

Comments are closed.