Dia do Índio: conheça as tradições e costumes da Aldeia Kiriri
Índios durante ritual. (Foto: Reprodução)

Composta por trinta e quatro famílias, às margens do rio São Francisco, no Muquém do São Francisco, a tribo indígena Kiriri ainda preserva os costumes deixados pelos seus antepassados.

Basta uma caminhada de poucos metros pela aldeia para perceber que os  elementos típicos da etnia estão presentes no local: trabalhos artesanais, casa de farinha, adornos de sementes e pinturas corporais. 

A cacique Maria Kiriri, de vermelho, ao lado de índios da tribo. (Foto: Reprodução)

Na tribo, cerca de 110 índios são liderados por um pajé, que cuida da espiritualidade, e uma cacique, dona Maria Kiriri, responsável pela organização da aldeia.  Na maioria dos casos, eles tiram o sustento da pesca e da agricultura.

As moradias são casas comuns, construídas lado a lado, formando uma pequena vila. Nela, há posto de saúde, laboratório de informática e escolas, que obedecem a um projeto pedagógico específico.

Os índios pintam o corpo em dias festivos. (Foto: Reprodução)

Tradicionalmente, em dias festivos ou durante protestos, os índios utilizam tinta de jenipapo para pintar o corpo. As plantas também servem para fazer chás, indicados pelo pajé na cura de algumas doenças.

Alguns dos professores são índios. Eles têm a responsabilidade  de não deixar a cultura se perder com  o tempo. Além da educação formal, há a transmissão oral de conhecimentos, que é feita pelos índios mais velhos. Normalmente, histórias míticas, valores morais, rituais, cantos  e outros são passados  de pai para filho.

De modo geral, a vida na aldeia é simples, baseada em princípios como respeito e solidariedade. Mesmo existindo o contato com outras culturas, os índios Kiriris não perderam a sua identidade, e lutam diariamente pela preservação dos seus direitos.

Artesanato, colares de semente e outros elementos são encontrados na aldeia. (Foto: Reprodução)

Índios durante o Toré, dança tradicional da tribo. (Foto: Reprodução)

  • Compartilhe:

O Gazeta 5 é um dos principais veículos de jornalismo digital da região Oeste. O site cobre os vários acontecimentos nas áreas de esporte, trânsito, segurança, política, concursos públicos e entretenimento.
Categorias
Fale conosco
Siga-nos