Dr. Laercio Santana responde a perguntas de internautas do Gazeta 5
Dr. Laércio Santana. (Foto: Gazeta 5)

O candidato à prefeitura de Ibotirama pelo PSB, Dr. Laércio Santana, respondeu parte das perguntas deixadas por internautas do Gazeta 5 na página do canal, do mês de agosto ao início de novembro, sobre questões ligadas à administração do município.

A postagem explicava: “Queremos saber de você: o que você perguntaria aos pré-candidatos a prefeito de Ibotirama? ”, abrindo espaço para que os internautas direcionassem perguntas aos concorrentes do pleito.

Até o dia do envio aos candidatos, dez perguntas haviam sido deixadas na página do Gazeta 5. No entanto, nem todas elas eram direcionadas aos dois concorrentes.

Dos dez questionamentos, seis foram respondidos por Dr. Laércio, que justificou ter dado respostas às perguntas que foram direcionadas a ele, enquanto candidato, e que demonstravam interesse no futuro de Ibotirama.

Dr. Laércio acrescentou que tomou a liberdade de consultar a postagem para responder a questionamentos que lá encontrou. Três novos quesitos foram respondidos, no entanto, como esclarecimento, eles não foram enviados aos dois candidatos, já que foram deixados na página quando o questionário já havia sido encaminhado aos dois concorrentes.

Veja as respostas:

Quais são seus planos como prefeito e o que pretende melhorar em Ibotirama?

Os meus planos como prefeito são fazer de Ibotirama um lugar ainda melhor para o nosso povo. Me preocupei desde o primeiro momento em estudar cada área de atuação, para desenvolver um Plano de Governo que atendesse às necessidades da nossa cidade, sempre com a preocupação de apresentar propostas reais e viáveis, falando a verdade para as pessoas. Para isso, percebi que seria fundamental ouvir o nosso povo, por isso abrimos o plano de governo à participação popular, lançando o chamado PGP – Programa de Governo Participativo, que graças a Deus teve uma aceitação muito boa da população, que realmente participou nos enviou sugestões e acompanhando as lives em que apresentamos algumas de nossas propostas. O plano de governo está disponível no site do TSE, mas de lá pra cá foi muito enriquecido. Acredito que a melhor gestão é aquela feita com a participação do povo e assim farei, com fé em Deus e o apoio dos Ibotiramenses.

 Que a empresa EMBASA venha a ter mais respeito pelos moradores de Ibotirama. Que as autoridades tomem medidas necessárias pela população pois água são necessidades de urgência em todas as casas para todas as vidas.

Concordo que o abastecimento de água é uma prioridade, em razão do caráter essencial do serviço. Fique certa de que cobraremos cada vez mais ações por parte da EMBASA para que situações como as que você descreveu, de desrespeito com o consumidor, deixem de acontecer. Felizmente, nos últimos dias tivemos um retorno positivo: em conversa com o governador, foi assegurado que serão implementados novos sistemas de abastecimento de água em novos bairros e em localidades mais afastadas do centro, além de localidades rurais. O nosso compromisso é com a qualidade de vida da população e iremos lutar por isso em todas as frentes.

Quais avanços no setor agrícola e pecuária? Vai dar condições melhores? Ex.: mais carros para que os técnicos possam chegar em todo o município.

Como tenho dito em diversas oportunidades, pesquiso muito a respeito das práticas que podem ser adotadas em Ibotirama para melhorar ainda mais a vida da população. Em nosso plano, há diversos projetos voltados à agricultura e à pecuária. Vou destacar dois: O perímetro irrigado, que visa fortalecer a agricultura familiar, além de permitir a expansão do agronegócio em nossa região e que é um projeto pensado a nível de consórcio de municípios do Oeste da Bahia, que buscaremos desenvolver em parceria com o Governo do Estado e beneficiará toda a região, mas principalmente Ibotirama, a partir da exploração de todo o potencial hídrico oferecido pela nossa localização, às margens do rio São Francisco. Além disso, temos o projeto Técnicos em Campo, que disponibilizará veterinário, técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos em campo, interagindo diretamente com o produtor rural, visitando a propriedade, possibilitando o melhoramento das plantações e dos rebanhos.

Que dia vão olhar pelos mais necessitados?

Em nosso plano de governo, a assistência social também é uma prioridade. Com diversas propostas que visam atender àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social, dentre as quais se encontram a diminuição do déficit habitacional, a criação do bolsa família municipal com critérios próprios e o programa minha casa digna, acreditamos que a nossa gestão poderá proporcionar uma vida ainda mais digna a todos os ibotiramenses, objetivando a longo prazo a emancipação do maior número de famílias possível e a diminuição das desigualdades sociais.

Meu interesse no momento de perguntar é sobre esse projeto das casas! Minha pergunta é qual o prazo de entrega de todas, até de uma suposta segunda lista.

De acordo com as informações que temos, as obras do conjunto habitacional acabaram atrasando um pouco em virtude da pandemia, que causou problemas na entrega de material. No entanto, estive no local recentemente e pude perceber que as obras estão bem adiantadas. É um dos nossos objetivos a busca pela diminuição do déficit habitacional em nosso município, de modo que certamente iremos correr atrás de mais projetos desse tipo. Conhecendo de perto o projeto, percebi que vai muito além de oferecer uma casa para uma família, o que já é uma conquista e tanto: vocês sabiam que as pessoas contempladas participaram de cursos profissionalizantes e algumas inclusive já exercem o que aprenderam? Fiquei muito feliz em saber disso.

O que pensa em melhorar no meu bairro Calumbi?

Graças a Deus, como morador, me sinto bem contente com o Calumbi. É um bairro que hoje conta com uma creche e Posto de Saúde, pavimentação. Queremos em nossa gestão, melhorar ainda mais a iluminação pública, conforme demonstramos em nossa live de obras, usando as lâmpadas de LED, que também proporcionarão uma maior economia de recursos. Além disso, vamos buscar alternativas para promover ainda mais os serviços de convivência, voltados à assistência social.

Os questionamentos abaixo foram respondidos pelo candidato por conta própria, após consulta à página. No entanto, como explicado no início da matéria, os quesitos não foram enviados aos dois concorrentes, já que foram deixados na plataforma quando o questionário já havia sido encaminhado.

 Como o Senhor Sustenta sua família?

Com muito trabalho! Graças a Deus, minha esposa também trabalha muito, é advogada,  e minha carreira como médico tem me dado um bom retorno financeiro, de forma que conseguimos sustentar nossa família com o fruto do nosso trabalho. Além disso, sou sócio em uma clínica médica e hoje exerço a atividade de pecuarista.

Seus irmãos vão ser seus secretários de governo?

Não. Amo meus irmãos, sempre fomos muito unidos e acho que ambos são super competentes no que se propuseram a fazer. No entanto, não acredito que essa seja a melhor forma de governar. Vou prezar sempre pela qualidade do serviço público e sei que Ibotirama tem muitos técnicos competentes em todas as áreas, para fazer uma gestão ainda melhor para o nosso povo.

O senhor acha que professor é uma classe inferior, que não merece receber o piso salarial definido a nível nacional?

De forma alguma. Como disse na LIVE da educação, sempre valorizei os professores e até hoje mantenho boa relação com os meus. Acredito que sem educação nada se constrói e precisamos lembrar que são eles que formam todas as outras profissões. Agradeço a eles o fato de hoje ser médico como sempre sonhei. Além disso, o piso salarial é um direito do professor. Em Ibotirama, sempre foi pago e continuará a ser, se eu for eleito.

 

  • Compartilhe:

O Gazeta 5 é um dos principais veículos de jornalismo digital da região Oeste. O site cobre os vários acontecimentos nas áreas de esporte, trânsito, segurança, política, concursos públicos e entretenimento.
Categorias
Fale conosco
Siga-nos