Embasa e Prefeitura de Ibotirama planejam ações conjuntas visando o uso correto da rede de esgoto

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) realizou neste mês de março, no dia 18,  uma reunião com representantes da Prefeitura de Ibotirama para propor ações em conjunto com o objetivo de sensibilizar a população para o uso correto da rede de esgotamento sanitário. Durante o encontro, foram propostas intervenções físicas e de mobilização, para que os moradores dos imóveis direcionem o esgoto e a água da chuva para as redes corretas.

O gerente da divisão de esgotamento sanitário da Embasa, Vagner Pereira, explica que o lançamento, principalmente da água de chuva, vem provocando transtornos com o extravasamento de esgoto em pontos da rede, principalmente no centro da cidade. “O sistema foi projetado e construído para receber somente água servida do banheiro, cozinha e lavanderia. No caso da chuva, nos locais onde não há sistema de drenagem, o morador deve escoar na rua, além de evitar que qualquer tipo de resíduo sólido caia na rede de esgoto”, explica.

Além do escoamento indevido de água de chuva na rede de esgoto, a Prefeitura acredita que a mobilização pode contribuir para que os moradores utilizem as redes corretas para o manejo das águas de chuva e águas usadas (esgoto).  O secretário de meio ambiente, Ivo Delgado, diz que ainda é comum que muitas casas e comércio do centro jogarem esgoto diretamente na rua, ou na rede de drenagem. “Mesmo com o sistema de esgotamento sanitário em funcionamento, ainda vemos muito esgoto caindo no rio São Francisco, trazendo transtornos como mau cheiro e prejuízos para a mata e fauna que ficam no cais do centro da cidade”, afirma.

A reunião, que contou ainda com as presenças do secretário de Infraestrutura, Pedro Gilvan, e da bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Aline Rodrigues Soares, foi a primeira das reuniões, antes da apresentação do plano de trabalho conjunto para ser desenvolvido ao longo deste ano. A Embasa beneficia cerca de sete mil imóveis com a prestação do serviço de coleta e tratamento dos esgotos domésticos, garantindo uma cobertura de 82% no município de Ibotirama.

Assessoria de Comunicação da Embasa

  • Compartilhe:

O Gazeta 5 é um dos principais veículos de jornalismo digital da região Oeste. O site cobre os vários acontecimentos nas áreas de esporte, trânsito, segurança, política, concursos públicos e entretenimento.
Categorias
Fale conosco
Siga-nos