Com o apoio da Polícia Militar, na última quinta-feira (25), técnicos da Embasa retiraram dois desvios de ramais que caracterizavam furto de água, em Ibotirama.
Segundo o órgão, os desvios atendiam a três imóveis, sendo um prédio residencial e uma casa, ambos no bairro São Francisco, e uma casa, no Centro.
O autor da infração foi conduzido para prestar esclarecimentos sobre o crime de furto contra o patrimônio público.
De acordo com o advogado Gildemar Bittencourt, que representa a Embasa, a ação foi necessária por conta da reincidência do furto por parte do morador.
“A empresa já havia retirado esse desvio que o morador fazia na rede com o objetivo de não contabilizar a água utilizada, causando prejuízos para toda a sociedade. Este tipo de intervenção pode prejudicar a qualidade, além do uso indiscriminado da água furtada que pode causar intermitência no abastecimento de outros imóveis da região”, explica.
Além dessa situação, ainda segundo a Embasa, 27 fraudes na rede distribuidora que estavam prejudicando o fornecimento de água nos bairros Alto do Cruzeiro, Alto do Fundão, Campo Verde e São Francisco foram desativadas no início deste mês.
Na oportunidade, a empresa implantou 1.614 metros de extensão de rede, transferiu 188 ramais de água e instalou 31 novas ligações de água depois da retirada da rede clandestina.
A população pode denunciar, de forma anônima, casos de ligações clandestinas ou de fraudes na rede de água na agência virtual (agenciavirtual.embasa.ba.gov.br) ou pelo telefone 0800 0555 195.