A fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) lançou a campanha ‘Doadores Hemoba – Façam parte da nossa seleção’. A intenção é restabelecer os estoques de sangue da Fundação para atender às demandas do período junino e da Copa do Mundo.
De acordo com o Hemoba, número de candidatos a doadores sofreu uma redução de 30% a 50% desde o mês de abril. Apesar de usar de várias estratégias para repor os estoques, eles ainda permanecem em estado crítico.
Como doar?
Os interessados em fazer a doação devem procurar uma unidade do Hemoba em seus municípios. Ao todo, 29 postos de coletas estão distribuídas em toda a Bahia. Os endereços e horários de atendimento estão disponíveis no site da instituição: (www.hemoba.ba.gov.br).
Para doar, os candidatos devem ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto válido.
Também é preciso estar em boas condições de saúde e pesar acima de 50 quilos. Na hora da doação, a pessoa precisa estar bem alimentada e, preferencialmente, não ter ingerido alimentos gordurosos.