Ibotirama: CMDCA convoca eleições para conselheiros tutelares

Interessados devem se inscrever até o dia 20 de maio.

0
Conselho Tutelar em Ibotirama. (Foto: Gazeta 5)
Publicidade

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ibotirama convocou processo eleitoral para a escolha dos novos conselheiros tutelares da cidade.

As inscrições começaram na última quinta-feira (02) e seguem abertas até o próximo dia 20. Os interessados devem procurar a sede do CMDCA, na rua Pedro Carneiro, no centro, das 8h às 13h.

Antes de efetuar a inscrição, o pré-candidato deve ler o edital e verificar se preenche todos os requisitos exigidos para a candidatura ao cargo.

Entre outras, as condições para inscrição são:

  • reconhecida idoneidade moral;
  • idade superior a 21 anos;
  • residir no município de Ibotirama há pelo menos 02 anos;
  • ter 02 anos de reconhecida experiência em atividade de defesa, atendimento ou promoção dos direitos da criança e do adolescente; 
  • estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • estar em dia com as obrigações militares, em caso de pré-candidato do sexo masculino até 45 anos;

A escolha dos cinco novos conselheiros será feita em duas etapas. A primeira, de caráter eliminatório, corresponde à inscrição, análise de currículo e teste escrito de conhecimento. Já a segunda equivale ao processo eleitoral, que engloba o registro de candidatura, eleição -no dia 6 de outubro -, proclamação dos eleitos e homologação dos resultados.

Os escolhidos farão jus ao salário mensal de R$ 1.145 durante quatro anos de mandato – 2020/2024. A jornada mínima será de 40 horas semanais, com regime de plantão obrigatório, de acordo com a legislação específica.