Ibotirama e municípios do Oeste têm alerta de surto de dengue, zika e chikungunya, aponta Ministério da Saúde
(Foto : Gazeta 5)

Ibotirama e vários municípios da região Oeste estão em situação de alerta de surto de dengue, zika e chikungunya, conforme levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde, na última terça-feira (30).

Os dados fazem parte do primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2019, que classificou as cidades em níveis de risco, alerta e satisfatório.

Em toda Bahia, o total de municípios em estado de alerta para as doenças equivale a 104. No Oeste, a lista inclui Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Formosa do Rio Preto, Morpará, Paratinga, Xique-Xique, entre outros.

 Ao todo, o estudo identificou 2.160 municípios em alerta, com o índice de infestação predial (IIP) entre 1% a 3,9%. Em Ibotirama, o número registrado foi de 1,6%. Com os dados, o Ministério da Saúde sugere que o sistema de vigilância de estados e municípios e toda a população reforcem os cuidados para combater o mosquito Aedes aegypti.

  • Compartilhe:

O Gazeta 5 é um dos principais veículos de jornalismo digital da região Oeste. O site cobre os vários acontecimentos nas áreas de esporte, trânsito, segurança, política, concursos públicos e entretenimento.
Categorias
Fale conosco
Siga-nos