Ibotirama e Muquém do São Francisco estão na lista das 91 cidades com alto risco de contaminação por coronavírus, aponta estudo
Foto: Reprodução

Ibotirama e Muquém do São Francisco estão na lista das 91 cidades da Bahia que têm risco acentuado de contaminação pelo novo coronavírus. A conclusão é de um estudo feito por pesquisadores ligados à UNICAMP, UFBA e UEFS.

Por e-mail, um dos técnicos envolvidos na pesquisa explicou ao Gazeta 5 que o coronavírus tem demonstrado alternâncias, do ponto de vista geográfico e ambiental, nos padrões de ocorrências no Brasil, considerando, sobretudo, a relação entre população, infraestrutura e distância geográfica.

Entretanto, após a chegada do vírus em determinada região, como já acontece em Ibotirama, a circulação de pessoas e veículos pelas cidades e rodovias sinaliza eventuais cenários de contaminação, diz o pesquisador.

A proposta considera um panorama de eventuais municípios susceptíveis a contaminação do Covid-19 baseado na circulação geográfica de pessoas e proximidade com cidades que já apresentam casos confirmados. A estimativa chega a 323 em todo o estado. 

Conforme Roberto José, geógrafo envolvido na pesquisa, o trabalho foi feito de forma voluntária, com o objetivo de ajudar os órgãos públicos no combate ao vírus. Utilizando da inteligência estratégica, o estudo poderá contribuir para a tomada de decisões.

  • Compartilhe:

O Gazeta 5 é um dos principais veículos de jornalismo digital da região Oeste. O site cobre os vários acontecimentos nas áreas de esporte, trânsito, segurança, política, concursos públicos e entretenimento.
Categorias
Fale conosco
Siga-nos