Do barco do pescador Eloiso Pereira às redes sociais de Ibotirama, um surubim de 15 kg se tornou o assunto mais comentado na cidade na tarde desta segunda-feira (10). O peixe foi fisgado no trecho da ponte sobre o rio São Francisco, nas águas iluminadas pelo pôr do sol.
Experiente no ramo, Eloiso lançou a tarrafa e quase não deu conta de puxá-la de volta. Fazia tempo que ele não capturava um pescado tão grande.
Naturalmente, não há nada que pague a emoção de protagonizar uma pescaria tão exitosa como essa. Apenas a pescaria, porque o surubim já foi colocado à venda.
Familiares de Pança, como é conhecido o pescador, afirmaram ao Gazeta 5 que ele pretende vender o peixe por cerca de R$ 400, levando em conta o preço do quilo no mercado, que gira em torno de R$ 25.
Graças ao seu sabor e porte imponente, o surubim é um dos peixes mais apreciados pelos pescadores esportivos e gastronômicos. Em Ibotirama, segundo fontes consultadas pelo Gazeta 5, ribeirinhos chegaram a fisgar alguns que ultrapassavam os 80 kg, mas somente a história sabe dizer se é verdade ou não.
De qualquer forma, a captura do surubim de 15 kg é um exemplo da riqueza e diversidade da fauna do Rio São Francisco, que ainda guarda muitas surpresas e desafios para os pescadores da região.