A prefeitura de Ibotirama, no Oeste da Bahia, declarou situação de emergência nas áreas do municÃpio afetadas por seca. A medida, assinada pelo prefeito Terence Lessa (PT), foi publicada no Diário Oficial do MunicÃpio da última quarta-feira (14).
O decreto leva em consideração  a escassez de chuva entre os anos de 2012 e 2018, que, segundo o texto, provocou intensa redução das reservas hÃdricas, afetando o abastecimento de água à população. As perdas sofridas nas atividades agropecuárias também causaram impactos negativos na economia local.
A Comissão de Defesa Civil, que será responsável pela mobilização e coordenação dos órgãos municipais nas ações de enfrentamento aos desastres provocados pela falta de chuva, deu parecer favorável à declaração da situação de emergência.
Com o decreto, está autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para a atuação nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário. A Defesa Civil do municÃpio será responsável pela coordenação dos trabalhos.