Um vídeo que mostra vacas circulando na área externa do Hospital Regional de Ibotirama revela quão grande pode se tornar o problema dos animais soltos pelas ruas da cidade.
Não raras às vezes, cavalos, vacas e jegues são vistos pastando livremente em diversas localidades. A situação se torna comum nos bairros onde há inúmeros terrenos sem manutenção.
Na BR-242, por exemplo, no perímetro urbano da cidade, motoristas reclamam constantemente da quantidade de animais que circulam pelo trecho. Quase sempre, os bichos atravessam a rodovia e colocam em risco quem transita pelo local.
Em bairros como Morada Real, Santa Rosa e Alto do Cruzeiro, os moradores relatam que a situação também é corriqueira. Por lá, até rebanho de gado já circulou.
A situação sugere medidas por parte do poder público, porém não tira a responsabilidade dos proprietários de animais. Os donos dos bichos devem ficar atentos, pois não estão isentos de punição.
Conforme a legislação, caso não consigam provar que guardavam e vigiavam os animais com o cuidado preciso, eles poderão ressarcir os prejuízos causados pelos bichos em casos de acidentes ou em outras situações.