O ensino nas séries iniciais do fundamental regular de Ibotirama obteve uma das melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021 entre os municípios da região Oeste.
De acordo com o Inep, o município alcançou nota 5, empatando com São Desidério, Santa Maria da Vitória e Cristópolis. Os índices mais altos foram de Luís Eduardo Magalhães (5,6), São Félix do Coribe (5,6) e Wanderley (5,4).
Entre os municípios vizinhos, no mesmo quesito, Ibotirama supera Paratinga (4,7), Morpará (4,5) e Oliveira dos Brejinhos (4,3). Barreiras e Bom Jesus da Lapa alcançaram notas 4,1 e 4,9, respectivamente.
Ainda no Oeste, outros municípios que obtiveram índices abaixo de 5 foram:
Baianópolis (4,8), Buritirama (4,6), Catolândia (4), Correntina (4,9), Cotegipe (4,8), Formosa do Rio Preto (4,3) Riachão das neves (4,4) e Santa Rita de Cássia (4,6).
Já nas séries finais do Ensino Fundamental Regular, Ibotirama obteve índice 4,1. No mesmo quesito, Paratinga, Morpará e Oliveira dos Brejinhos não tiveram número de participantes no SAEB suficiente para que os resultados fossem divulgados. Barreiras e Bom Jesus da Lapa alcançaram 4,1 e 4,6, segundo a consulta.