Há pelo menos uma semana, um incêndio atinge a vegetação de uma serra no municÃpio de Ibotirama, na região Oeste da Bahia. As chamas já consumiram uma extensa área de mata, e a fumaça, sobretudo durante o dia, pode ser vista a quilômetros de distância. Ainda não há informações sobre como o fogo começou nem se há brigadistas empregados no combate. Até o momento, o incêndio não coloca residências em risco.
Baixa umidade
Nos últimos dias, a umidade relativa do ar no municÃpio tem ficado bem abaixo da média. Enquanto a Organização Mundial de Saúde estabelece que valores abaixo de 60% não são adequados para a saúde humana, na cidade, os Ãndices durante a tarde não têm ultrapassado 30%.
Incêndio em terrenos baldios
A situação tem se agravado ainda mais com as constantes queimadas em terrenos baldios. Na maioria dos casos, as pessoas ateiam fogo em lotes na tentativa de limpar o mato.
Entretanto, além de ser crime ambiental, produzir queimadas traz uma série de riscos para a saúde. A fumaça se espalha com facilidade e pode provocar sintomas como tosse e falta de ar. Os efeitos são ainda mais graves em crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.