Incêndio atinge serra em Ibotirama; outros focos também são registrados na cidade

As chamas já consumiram uma extensa área de mata, e a fumaça pode ser vista a quilômetros de distância.

0
As chamas já consumiram uma extensa área de mata. ( Foto: Gazeta 5)
Publicidade

Há pelo menos uma semana, um incêndio atinge a vegetação de uma serra no município de Ibotirama, na região Oeste da Bahia. As chamas já consumiram uma extensa área de mata, e a fumaça, sobretudo durante o dia, pode ser vista a quilômetros de distância. Ainda não há informações sobre como o fogo começou nem se há brigadistas empregados no combate. Até o momento, o incêndio não coloca residências em risco.

Baixa umidade

Nos últimos dias, a umidade relativa do ar no município tem ficado bem abaixo da média. Enquanto a Organização Mundial de Saúde estabelece que valores abaixo de 60% não são adequados para a saúde humana, na cidade, os índices durante a tarde não têm ultrapassado 30%.

A cidade tem registrado baixos índices na umidade relativa do ar. (Foto: Gazeta 5)

Incêndio em terrenos baldios

A situação tem se agravado ainda mais com as constantes queimadas em terrenos baldios. Na maioria dos casos, as pessoas ateiam fogo em lotes na tentativa de limpar o mato.

Entretanto, além de ser crime ambiental, produzir queimadas traz uma série de riscos para a saúde. A fumaça se espalha com facilidade e pode provocar sintomas como tosse e falta de ar. Os efeitos são ainda mais graves em crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.

Fogo em terreno baldio no bairro Alto do Fundão. (Foto: Gazeta 5)